sábado, 13 de novembro de 2010

A Gestão do Risco

O presente artigo é destinado a expor um conceito bastante interessante que acreditamos não ser bem compreendido: a gestão do risco, numa estratégia de investimento.

Antes de mais, remetemo-lo para a definição de risco já referida noutro artigo. Risco é incerteza, algo que não é mau, por si. Representa um perigo, mas ao mesmo tempo uma oportunidade.

Consideramos que este conceito não é muito compreendido, pois acreditamos que a preocupação dos investidores portugueses tem sido a minimização ou mitigação dos riscos, ao invés da sua gestão. Ou seja, somos da opinião que uma correcta estratégia de investimento de deve focar na estruturação de uma carteira que seja diversificada e enquadrada no perfil de risco do investidor.

E como diversificação, não queremos dizer a compra de vários investimentos com o mesmo nome mas cujas variáveis que os determinam e condicionam são as mesmas. Ou seja, para uma correcta diversificação de investimento, teremos de recorrer a activos que sejam descorrelacionados. O mesmo quer dizer que tenderão a andar em sentidos contrários, em resposta a um mesmo acontecimento. Aliás, a diversificação torna possível trabalhar o risco a nosso favor.

Por outro lado, sentimos que a preocupação das pessoas tem sido a minimização dos riscos. E sabemos que isto é um perigo pois como referimos anteriormente, um risco é um perigo mas ao mesmo tempo uma oportunidade. E sendo uma oportunidade, se não estivermos expostos ao risco, não podemos explorá-la. É simples e intuitivo... mas é algo esquecido.

Como conclusão, sugerimos que pense bem nestes dois conceitos e que se lembre que o mundo apenas evoluiu porque houve pessoas dispostas a arriscar e a ir contra as crenças instituídas na época. O risco é essencial para o progresso, pelo que não o minimize. Gira-o.

Sem comentários:

Enviar um comentário