quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Guerra de Depósitos

Já aqui falamos sobre a subida do risco soberano dos chamados PIGS. Ou seja, Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha. Já vimos que os investidores estão a exigir mais retorno para emprestar dinheiro aos países e empresas destes países. Assim sendo, porque haveriam os investidores particulares portugueses exigir menos do que é justificado?

Na realidade, vemos que as empresas portuguesas, em especial os bancos, têm mais dificuldade em financiar-se. Deste modo, estão na disposição de oferecer mais pelos seus depósitos a prazo. Como o problema em Portugal não se irá resolver tão cedo, sendo que a tendência será para o Banco Central Europeu e para os nossos parceiros do Euro (em especial Alemanha e França) forçarem os bancos a procurar novas formas de se financiar.

Conclusão, os bancos estão a virar a sua força comercial para os depósitos a prazo. Aproveite a boleia e faça depósitos com prazos mais curtos de modo a aproveitar as referidas subidas, até que esteja satisfeito com as taxas oferecidas. Facilmente poderá obter taxas de 5.5% a 6% (lembro-me de ter feito um depósito no Banif há 1-2 anos por 6%, Certo que a EURIBOR estava a 4%, mas o risco do país estava a 1/4).

Boas poupanças 

Sem comentários:

Enviar um comentário