sábado, 20 de novembro de 2010

Os Dividendos da Portugal Telecom

Com algum espanto tenho lido na imprensa a indignação de alguns deputados e outros relativamente à possibilidade e interesse da PT em antecipar (dizem) o pagamento de dividendos, de modo a evitar a tributação dos dividendos a uma taxa superior.

Neste contexto, importa salientar aqui algumas questões de alguma importância e que alguns optam por esquecer:

1 – É dever da administração da PT maximizar o valor para os seus accionistas. Se tal passa por estas medidas, estão a fazer o seu papel;

2 – É dever de qualquer agente económico tentar encontrar as melhores alternativas para a sua vida, quer seja em termos de investimentos, com nas outras questões mais comezinhas como a educação, a saúde ou o divertimento.

3 – De acordo com toda a legalidade, esta procura dos agentes económicos é legítima e deve ser reforçada;

4 – Percebo a indignação de algumas pessoas. Contudo, esquecem-se de alguns factores, como sendo: (1) não se deve estar sempre e constantemente a atacar os detentores de capital, pois o capital é móvel e facilmente irá para outras paragens (2) a existência de um mercado aberto tem destas coisas. Não podemos apenas procurar as vantagens. Diferenças de tributação criam diferenças de competitividade entre empresas, facto que se tem visto na fraca competitividade das empresas portugueses no estrangeiro (certamente tem muitas outras explicações, mas esta é uma).

5 – Não oiço ninguém a criticar os portugueses que vão abastecer e vão as compras a Espanha, para aproveitar diferenças de taxas de IVA. Também não ouvi ninguém a criticar os cidadãos que compraram automóveis em Dezembro de 2009, pois deste modo aproveitavam o programa de incentivo ao abate de viaturas, incentivo esse com qualidade ou racional muito duvidoso.

Acho extraordinário como é que um se está sempre a atacar as nossas empresas de sucesso, simplesmente porque têm sucesso. Esta é uma atitude claramente portuguesa. Procuramos criticar quem tem sucesso, ao invés de procurarmos melhorar a nossa situação individual. Acho fenomenal como é que se critica a PT por não querer pagar impostos, num país que tem mostrou nos últimos 20-30 anos uma postura completamente irresponsável em termos de despesas e endividamento. Claro que a PT (e eu e todos nós) não queremos pagar a factura dos disparates que têm sido feitos. Ninguém quer pagar a factura. Nem os funcionários públicos que tiveram cortes salariais, nem todos nós que tivemos cortes dos apoios sociais como o abono de família. E muito menos uma empresa que existe para gerar lucros, que paga uma infinidade de impostos, cria emprego e riqueza.

A minha conclusão é: temos de fomentar uma postura de exigência que tem de se basear na exaltação do sucesso, e não pelo seu combate cego e indiscriminado, em nome da busca inconsciente e irresponsável de uma igualdade utópica e injusta.

1 comentário: