domingo, 7 de novembro de 2010

Taxa de Utilização do Sub-solo

Um artigo rápido que surge de algo cómico mas ao mesmo tempo preocupante e escandaloso. Então não é que a nossa Câmara Municipal de Lisboa (não sei como é nas outras cidades) se lembrou de criar uma taxa de utilização de sub-solo, a ser paga por todos os clientes da rede de gás (ou seja, todos nós). Ou seja, o solo que é nosso, que nascemos em Portugal, tem agora de ser remunerado a uma empresa que está a comercializar o gás.

Vamos por parte. Quando compramos um café, estamos a remunerar o dono do café pelo serviço que nos presta. Por seu turno, o preço que pagamos inclui não só o lucro do dono do café, mas também todos os custos do serviço, como a mão-de-obra, o custo da limpeza das chávenas, o custo do café. Porque raio é que, com o gás e outros serviços públicos temos de ser sobre carregados com taxas e afins que mais não são do que a procura de pretextos para pagar mais impostos. Ou seja, o preço que pagamos pelo gás não inclui todos os custos do serviço. É isso? Ou estaremos a ser assaltados, mais uma vez?

Podemos aplicar a mesma lógica à taxa de Audiovisual que todos pagamos na conta da electricidade. Ou seja, temos de pagar pela RTP e afins, mesmo que não a vejamos. E para quê? Para termos um péssimo serviço público? E o pior é que o Estado se lembrou de nos aumentar esta taxa, creio que em 30%, pois definiu como medida de austeridade cortar com as transferências para a RTP. Uau... que grande progresso e esforço do Estado. Mas o Estado somos todos nós. Estão a tirar de um lado (mais uma vez, dos nossos bolsos) para reduzir o défice... mais impostos/roubo encapuçado...

Sem comentários:

Enviar um comentário