quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Risco e a Volatilidade dos Seus Investimentos

Outra variável chave quando falamos de investimentos, como referido anteriormente. Apesar de ser um conceito intuitivo, sabemos a relação dolorosa que os portugueses têm com esta variável, facto que se traduz nas posturas muito conservadoras que temos face aos investimentos.

Na realidade, a definição de risco é bastante simples e esclarecedora. O risco é a incerteza inerente a um acontecimento, não tendo de ser algo, por si, negativo. É simplesmente algo cujo resultado não conhecemos com precisão.

Como sabemos, existe uma grande relação entre risco e retorno. Parece lógico, mas esta relação é muitas vezes esquecida pela generalidade dos investidores. Na realidade, o que é lógico é que os investidores exijam um determinado nível de retorno para um investimento e que, quanto maior o risco maior o retorno. Esta relação é suficiente para descrever os investidores, caracterizados por avessos ao risco. Ou seja, entre dois investimentos com o mesmo risco, devemos escolher aquele com maior retorno esperado. Dito de outro modo, entre dois investimentos com o mesmo nível de retorno esperado, devemos escolher aquele com menor risco. É lógico, mas este comportamento é muitas vezes ignorado, especialmente quando subscrevemos determinados produtos financeiros, como os depósitos a prazo.

Leia também:
 
Caracterizando os Seus Investimentos;
Os Primeiros Investimentos;
Determinação do Seu Perfil de Risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário