domingo, 31 de outubro de 2010

A Educação Financeira do seu Filho por Mário Cordeiro

Quando falamos da educação financeira das crianças, devemos recorrer também ao aconselhamento dos pediatras. Mário Cordeiro, um dos mais conceituados pediatras portugueses, defende que a crise pode ser um pretexto para ensinar as crianças a distinguir o essencial e o acessório. É altura de mostrar que podem ocupar o seu tempo em actividades sem custos, como passeios ao parque ou á praia. Aliás, defende que estas actividades dão prazer e conhecimento, entretenimento e gozo que não se compram.

Defende também que as crianças têm de aprender a valorizar o que é essencial e a perceber que não são mais felizes por terem mais roupas ou brinquedos. Não é nenhuma novidade, mas nunca é de mais reforçar.

Apesar de defender que a crise deve ser explicada às crianças, de modo a que percebam que os pais têm menos poder de compra, defende também que os pais devem ter o cuidado que mostrar que a crise não irá afectar o bem-estar ou as suas necessidades básicas, de modo a garantir segurança e conforto. A transmissão de noções de causas e consequências e da interdependência de vários fenómenos deve ser uma das preocupações principais dos pais, caso queiram educar filhos responsáveis.

Finalmente, Mário Cordeiro defende que os pais devem evitar lamuriarem e vitimizarem perante as crianças, de modo a não passar a mensagem que os país não conduzem o barco e que não os protegem ou não promovem a sua segurança.

Leia também:
 
A educação financeira do seu filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário