quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Realidade Portuguesa

Emigração:

Em 2009, cerca de 11,9 milhões de cidadãos na União Europeia eram imigrantes; dos quais 8,4% eram portugueses. O aumento de desemprego em Portugal ira inevitavelmente levar mais pessoas a optar por mudar de pais para conseguir um emprego…

Saúde:

Segundo um estudo levado a cabo pela Deco em 2009 (inquiridas 1.639 famílias), em cada 10 famílias 6 tiveram dificuldades em continuar tratamentos médicos devido a problemas financeiros. Ainda segundo a DECO: extrapolando podemos concluir que cerca de 650 mil famílias portuguesas estão a enfrentar a situação descrita. Com os cortes anunciados recentemente pelo Governo, a situação ira deteriorar-se…

Poupança:

Cerca de 48% dos portugueses não tem o habito de poupar por não ter rendimento suficiente, segundo um estudo levado a cabo pelo B de Portugal. Estes números podem sugerir uma elevada iliteracia financeira, no entanto espelham igualmente a terrível situação económica do pais com inevitáveis repercussões nas finanças pessoais

Iliteracia financeira:

Um inquérito levado a cabo pelo B. Portugal inquiriu 2 mil consumidores com mais de 16 anos em Portugal continental e Ilhas: - 40% dos inquiridos com conta bancária não sabe quais são as comissões associadas à sua conta de depósito à ordem. - Do universo de pessoas com empréstimo bancário: 22% não sabe a taxa de juro do produto que subscreveu e mais de metade da população não sabe o spread do crédito habitação.

Sem comentários:

Enviar um comentário