quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Princípio da Previdência/Prudência

Expomos agora o terceiro princípio fundamental do equilíbrio financeiro. previdência e prudência são duas palavras que andam de mãos dadas, sendo posturas complementares entre si.
A
Em poucas palavras, todos sabemos que as nossas vidas estão permeáveis a situações inesperadas, difíceis ou mesmo impossíveis de prever. Mesmo os melhores orçamentos e previsões têm de dispor de uma margem de segurança para estas situações e para fazer face aos impactos de erros de previsão.
A
Deste modo, defendemos não apenas que contemple uma margem de segurança na construção do seu orçamento familiar, mas também que crie uma conta de emergência, que represente alguns meses de rendimento (digamos, três a seis meses). Assim, caso ocorram crises ou situações que envolvam um dispêndio de dinheiro ou redução de rendimentos (quer seja desemprego, doença, avarias do carro, entre outros).
A
Caso ocorram estas crises financeiras, e caso disponha de um fundo/conta de emergência, conseguirá fazer face às adversidades sem ter de incorrer em crédito, especialmente em situações onde não lho concederiam ou onde seria bastante mais caro.
A
Um dos benefícios adicionais que obteria com esta postura mais prudente seria a redução da carga de stress associada à incerteza, o que já de si é algo bastante benéfico. Com esta conta, sabe que estará precavido para situações de crise, ganhando disponibilidade emocional para gozar o tempo com aquilo que mais valoriza.
A
Mais uma vez, nunca é de mais recordar que o bom senso é a palavra de ordem. Recordar que devemos assumir sempre posturas mais conservadoras e prudentes, de modo a evitar surpresas.
A
Leia também:
A

Sem comentários:

Enviar um comentário