domingo, 15 de agosto de 2010

Emoção nos investimentos

James Montier, no seu livro "The little book of behavioral investing", refere cinco condições que aumentam a probabilidade de uma decisão emocional, em contraponto a uma decisão mais racional. São elas:
A
  • Problema mal estruturado e complexo;
  • Informação incompleta ou ambígua;
  • Objectivos mal definidos ou mutantes;
  • Elevado stress envolvido;
  • Decisões dependentes de interacções com terceiros.
A
Como certamente reparou, existe uma grande probabilidade de qualquer das nossas decisões cair numa destas cinco categorias. Assim, caso disponha de uma inteligência normal/mediana, "apenas" terá de saber controlar as suas emoções, de modo a racionalizar a tomada de decisões, algo que aumentará em muito a sua eficiência e eficácia. Na realidade, este é um passo fundamental para que possa ter sucesso financeiro, visto que o tópico dinheiro envolve uma componente emocional muito intensa.
A
Queremos deixar uma última reflexão, transmitida também por inúmeros investidores de sucesso:
A
"A época de máximo pessimismo é a época adequada para investir. A altura de maior optimismo representa o melhor momento para desinvestir".
A
Esta máxima é válida pois o ser humano tende a exagerar a reacção a acontecimentos em períodos extremos de sentimento (optimismo ou pessimismo). Isto leva a uma clara separação entre o preço dos activos e o seu valor real. Desenvolveremos posteriormente a distinção entre estas duas grandezas.
A

Leia também:

Finanças Comportamentais

Sem comentários:

Enviar um comentário