segunda-feira, 23 de agosto de 2010

The Little Book Of Behavioral Investing

O livro que hoje recomendamos é um extraordinário compêndio sobre Finanças Comportamentais, cujo objectivo explicito é contribuir para que o leitor obtenha ferramentas para não se tornar o seu pior inimigo.

Escrito por James Montier, um dos grandes estratégias dos mercados financeiros contemporâneos, professor universitário em algumas das mais reputadas universidades do mundo e autor consagrado no campo das Finanças Comportamentais.

No decurso do seu livro, refere vários erros comuns, cometidos pelos investidores, provocados por uma má gestão da sua emoção/comportamento. No entanto, não procura apenas ser um instrumento de diagnóstico, mas também apresentar estratégias para desenhar o seu processo de decisão de investimento. Aliás, é da opinião que o processo é muito mais importante que o resultado, pois um processo sólido e coerente, adequado com o seu perfil de risco, aumentará em muito a probabilidade de sucesso consistente ao longo dos anos. Contrariamente, um foco exclusivo no resultado poderá originar más experiências, pois deixa o investidor muito dependente da sorte e de acontecimentos fortuitos.

O grande valor acrescentado das estratégias propostas consiste do facto de serem resultado de evidência empírica, análise de comportamento dos mais conceituados investidores (que o autor conhece pessoalmente) e de inúmeros estudos académicos interessantíssimos (aliás, refere-os todos, pelo que o livro se transforma numa óptima base de dados de estudos, para quem deseje aprofundar esta temática).

A importância da preparação, planeamento e construção de uma estratégia é profundamente analisada. Critica o papel das previsões e trabalho de analistas de mercado, procurando defender que devemos investir sem ter a pretensão de adivinhar a evolução dos mercados e da economia.

Finalmente, podemos concluir que a principal preocupação deste livro é libertar o investidor, possibilitando que se foque na análise independente e racional, o que resultará na procura pelo real valor dos activos, algo mais fácil (mas também muito subjectivo) do que determinar retornos, dado serem dependentes das dinâmicas e emoção do mercado.

Como terá reparado, temos escrito alguns artigos (e iremos continuar a fazê-lo) sobre Finanças Comportamentais com o apoio deste livro, que conhecemos há relativamente pouco tempo e cuja leitura recomendamos vivamente.

Leia também:


Sem comentários:

Enviar um comentário