quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Classificando os Seus Investimentos

Iniciaremos agora os nossos artigos referentes à temática dos investimentos, não numa óptica de recomendações (que já iniciamos) mas mais numa óptica de construção de uma política de investimento coerente.

Dada ser nossa intenção que venha a dominar todas as vertentes do processo, vamos começar pelas bases. A classificação de um investimento.

Somos da opinião que todas as variáveis e fenómenos podem ser caracterizados e classificados com base em algumas características comuns. No caso dos investimentos salientamos três características que, quando definidas correctamente, permitem balizar e distinguir todas as classes de activos. São elas o Retorno Esperado, a Volatilidade/Risco e a Liquidez.

Detenhamo-nos um pouco nestas várias características, cientes que todas elas se apresentam muito correlacionadas entre si, influenciando-se mutuamente.

Retorno Esperado:

Todos os investidores em mercados financeiros, mesmo que o neguem, são especuladores. Ou seja, são indivíduos que investem hoje na esperança de vir a obter um lucro positivo no futuro, com a alienação do investimento. Assim, quem escolhe um investimento tem uma expectativa de retorno, que anda intimamente de mãos dadas com o Risco/Volatilidade do investimento. Como veremos, para obter mais retorno, teremos de assumir maior nível de risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário