sábado, 13 de novembro de 2010

Os Mercados Offshore e os Paraísos Fiscais

Antes de mais pedimos desculpa pela ausência de artigos, na última semana. Na realidade, temos estado focados na edição do nosso livro de Finanças Pessoais, que tem de estar concluído até ao final deste mês. Deste modo, o tempo não abunda...

Deixando as desculpas para trás, queremos apenas fazer uma distinção clara entre os mercados offshore e os paraísos fiscais, pois consideramos que existe uma confusão bastante grande neste contexto.

Na sua génese, o mercado offshore designa-se de Euro Mercado. Na prática, é um mercado composto por operadores estabelecidos num pais, mas que operam numa moeda diferente daquela desse país. Ou seja, captam empréstimos em moeda estrangeira e cedem créditos, também eles em moeda estrangeira. A criação deste mercado foi essencial no processo de globalização e contribuiu, em muito, para a redução dos custos de financiamento dos vários agentes económicos, dada o reduzido comissionamento e a concorrência quase perfeita destes mercados.

Por seu turno, um paraíso fiscal é um país com um quadro fiscal mais vantajoso do que o normal, sendo utilizado pelas empresas para reduzir o nível de impostos a que estão sujeitos.

Uma última questão, que exporemos sem tomar qualquer partido. Será que faz sentido criticar os paraísos fiscais? Ou será que é obrigação de todos os agentes económicos a maximização do valor dos seus investimentos, recorrendo aos mecanismos LEGAIS que têm ao seu dispor?

Sem comentários:

Enviar um comentário